sexta-feira, 17 de junho de 2011

SHOW PIROTÉCNICO DO DUNGA!!!

Julho é mês de Férias, e na minha infância era um mês muito esperado, pois tinha as festividades da "Santa" . Padroeira de Itaituba é Santa'Ana, Avó de Jesus, comemorado todo dia 26 de Julho ( por isso é dia internacional do avós).
Acho que eram duas semanas de festa, o famoso Arraial!!!


Tinha procissão saindo lá da cidade alta, com criancinhas vestidas em cetim, com asas de anjo (Oi?? naquele calor escaldante!!) 
Tinha parque, montavam barracas,a famosa e disputada Barraca da Santa,  tinha o som da festa, onde a gente podia mandar recadinhos...
 As vezes os rapazes avacalhavam com as meninas consideradas feias (mas, Meu Deus, quem, eu me pergunto, QUEM não era feio na década de 80???) ou quando estavam apaixonados mandavam músicas românticas. você se lembra dessa? : 
"Só você não vê finge que não sabe. Que eu estou sofrendo por causa de você. Sonhos que não vêm luzes da cidade. E eu me sinto só... por causa de você ..." (The Fevers - MUITO ANTES DE KLB PENSAR EM EXISTIR!!!).


Enquanto os adultos ficavam comendo, bebendo, jogando bingo nas barracas, a molecada ficava solta... eu só voltava pra junto dos meus pais pra pegar mais dinheiro.

Nessa época eu era corajosa  e inconsequente, dava repetidas voltas naquele brinquedo "Chapéu mexicano" (só Deus pra proteger de acidentes graves, tal o estado de  conservação e manutenção dos parques mambembes).
E eu era insistente também, mesmo tendo pavor de roda gigante (ainda mais que montavam a bicha do do ladinho do Rio) toda noite eu inventava de dar uma volta e toda noite eu dava escândalo, chorando e gritando (sem espernear, pra cadeira não balançar) loucamente, pra descerem a roda que eu ia sair.


Teve uma noite que a festa foi especial, acho que era o encerramento e foi largamente anunciado que nesta noite haveria o SHOW PIROTÉCNICO do DUNGA, um senhor mulato, conhecido por todos na cidade, amigo dos meus pais...
Seria uma queima de fogos finalizando com um aviãozinho de pólvora saindo da beira do rio 
até a igreja onde a imagem de Sant'Ána seria acesa.


Juntou todo mundo pra assistir o show, e o povo desavisado,  ficou pertinho da bateria de fogos... os rojões começaram a estourar (acho que eram fogos só de barulho, acho que na época não havia tecnologia ou R$ pra fogos de cores) e o povo já nervoso, e quando o danado do aviãozinho veio na linha, soltando faísca pra tudo quando é lado, ai ninguém conseguiu segurar, foi uma correria, o povo desembestado, gritando desesperado, derrubando cadeiras e mesas...minha mãe, não sei de onde arranjou um pedaço de telha de Brasilit (amianto) e nos espremeu contra o cais, tampando nossas cabeças com a telha, e o aviãzinho danado comendo pólvora, soltando faísca, o povo achando que era o Armagedom....e acabou que ninguém viu a imagem da Santa  aparecer no meio dos fogos!!!!
 Só de lembrar a cena, estou chorando de rir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário