Nunca tive diálogo aberto com meus pais e irmãos...Minha mãe não sabe com certeza quando e com quem foi meu primeiro beijo, não sabe meus sentimentos, não sabe com quais amigas ainda tenho contato, não soube quando menstruei pela primeira vez (descobriu depois de uns 6 meses), não conversou comigo sobre sexo, drogas ou rock and roll, não sabe quando e com quem deixei de ser virgem, nunca me explicou nada sobre o meu corpo, nunca chorei no colo dela as minhas dores, também nunca vibrei as minhas alegrias...Sempre foi tudo muito hermético, muito fechado... "CRIANÇA NÃO FALA", "VOCÊ NÃO SABE NADA", "QUEM MANDA AQUI SOU EU", "VOCÊ NÃO TEM QUERER", "ME RESPEITA, QUE EU NÃO SOU TUA PARCEIRA"... Todo o pouco que eu sei, aprendi em conversas com amigos, em livros, em revistas, tv e na marra!
E aqui nós tentamos fazer diferente... Não foi nada previamente combinado... foi acontecendo...
Aqui não trancamos as portas, usamos o banheiro pra nº 1 de porta aberta e nº 2 com a porta encostada (qdo não tem visita, né???OMG); tomamos banho juntos, as crianças tomam banho juntos; se quiserem e quando querem, dormem na mesma cama.
Elas perguntam e nós respondemos na linguagem mais simples e elucidativa que encontramos; quando damos um "Não" explicamos o porquê daquela negativa.
Deixamos que elas se expressem, quem nos contem como foi o dia na escola.
Ensinamos e usamos diariamente as palavrinhas mágicas: "Por favor", "Muito obrigado(a)", "Com licença" e "Me desculpe".
Quando elas acordam, perguntamos com o que sonharam; tentamos ler histórias antes delas dormirem.
Mostramos como as coisas funcionam; eles ajudam na cozinha e com as plantas.
Explicamos a importância da água, da natureza, do sol, dos planetas, de Deus.
Contamos histórias de nossas infâncias e vida antes deles!
Eles aprenderam conosco a não jogar lixo no chão.
Estamos ensinando que é preciso trabalho e dedicação para se ter dinheiro, mas que dinheiro não é tudo e nem compra tudo, e que existem pessoas com mais e menos do que nós.
Mostramos o quanto somos privilegiados por termos uma caminha fofinha, uma comida quentinha, e uma casa confortável que nos abriga do frio, do vento, chuva e do sol.
Mostramos que todo ser vivente merece e deve ser respeitado, desde uma formiguinha até um rinoceronte...
Contamos nossas atividades e sentimentos pra eles, mostramos quais as atitudes que consideramos certas, explicamos e exemplificamos a importância do trabalho e estudo, e mais, a importância de sermos honestos, pontuais, generosos....
Todo dia é dia de ensinar e aprender...
Eu acredito muito na força de criar boas pessoas, seres humanos gentis, que zelam e se preocupam pelo bem estar deles próprios e dos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário