domingo, 31 de julho de 2011

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Uma das atitudes que mais me incomodam ultimamente é a falta de gentileza.
As pessoas estão cada vez mais amargas, mais grosseiras, mais individualistas, mais arrogantes, mais frias.
Me incomoda ver crianças mandando e desmandando nos pais, crianças egoístas e pais frouxos.
Uma grande parte da população só pensando em levar vantagem, de qualquer jeito e sobre qualquer um.
As pessoas se assustam quando são abordados por crianças que falam "Com licença" "Por favor" "Muito obrigado!" "Desculpe-me".
Mas peraí, isso era pra ser regra e não a exceção !!!
Me incomoda ser vista ou ver as pessoas sempre pelas lentes da maldade do negativismo. 
Não gosto, não aceito e não admito!
E me incomoda mais ainda é que a gente fique de braços cruzados e não faça nada, sempre com aquele papo "Uma andorinha só não faz verão!" .Faz sim!!! Se cada um fizesse a sua parte, o todo seria feito, concorda??
É preciso sermos gentis, educados, generosos , não em bens materiais, mas em atos, palavras, pensamentos e atitudes. 
 Pq se irritar e maltratar um garçom? Pq xingar no trânsito?  Pq ser impaciente com os filhos?  Quantas vezes já fomos estúpidos, mal educados com quem não tinha nada a ver com o problema? Quantas vezes já perdemos a cabeça por coisas ridículas e inexpressivas? Quantas pessoas perderam a vida por um momento de ira?? 
Ser tolerante e gentil é um processo árduo e diário.
Há muito tempo eu ouvi a história de um homem que andava pintando os muros do RJ com palavras doces, exortando a paz, a caridade e a gentileza. 
Seu nome é  José DatrinoEle ficou conhecido como "Profeta Gentileza", e sua frase mais famosa é GENTILEZA GERA GENTILEZA,  inclusive foi inspiração pra música de Gonzaguinha e a mais conhecida de Marisa Monte GENTILEZA ( "Apagaram tudo / Pintaram tudo de cinza / Só ficou no muro / Tristeza e tinta fresca.".) E ele é uma inspiração e modelo de uma pessoa que amou ao próximo como a si mesmo, e sim, uma andorinha sozinha fazendo sua parte em contribuição ao verão.
Leiam mais detalhes sobre ele aqui 
Hoje faço um convite a mim e a você que me lê, que hoje seja um novo dia, com o peito cheio de paciência, tolerância e Gentileza.
Amar se aprende amando e sim, GENTILEZA GERA GENTILEZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário