Este estilo anda em alta nos últimos tempos, com muitas blogueiras, mamães festeiras e leitoras de plantão "garradas" de amor por ele.
Bem, eu não sou diferente, confesso que A-DO-RO móveis provençais. Sou louquinha por ter dois ou três cômodos assim!!!
E hoje conversando com uma cliente da loja, nos perguntamos, -Afinal qual é o verdadeiro provençal??? (pq as peças, móveis e as festas que vemos por ai são "arremedos" de provençal, inclusive ela já viu até um "Provençal Brasileiro" - cuma??? uma festa com peças provençais com bananeiras e os bichinhos do filme RIO - pode isso, Arnaldo???)
Bem, depois faço um post sobre as festas provençais, agora vamos falar de decoração!
Todo mundo sabe que a decoração provençal tem sua origem na região da Provença, que fica ao sul da França. Mas quais os elementos que compõem estes ambientes e por quê?
A presença da lavanda é bem marcante, isso porque na Provença existem extensos campos de lavanda, que conferem belíssimas paisagens ao local e atraem turistas do mundo inteiro.
A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes.
Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.
Porém acho que acaba ocorrendo uma certa confusão, pois as pessoas tem a ideia de que o neste estilo há um predomínio do romântico acima de tudo…bem…posso estar redondamente enganada, pois não sou expert no assunto, ao que tudo indica que está mais pro rústico do quê pro romanticozinho sentimental.
Vejam as paredes, com tijolos aparentes, mesas grossas, piso em madeira.
Estamos falando de uma decoração que nos remete ao estilo de vida rural dos franceses, com casas rústicas de pedra entre os campos de lavanda. Mesmo o interior das casas apresentam as paredes de pedra, com vigas de madeira aparecendo.
Ao contrário do que tenta ser passado pelas lojas de decoração, talvez o branco não seja a cor predominante, mas sim diversos tons de amarelo, verde, madeiras mais escuras e artefatos em ferro, podendo contrastar com objetos mais delicados de porcelana.
Os móveis podem manter o acabamento torneado típico francês, mas isso se mistura com uma atmosfera mais rústica do que se imagina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário