quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Síndrome do Túnel do Carpo

Fui ao médico, pra pegar umas receitinhas básicas pra minha dieta, né???
Tira a pressão dali, olha o olho aqui, pesa, conta os batimentos, mede a altura, perguntas e respostas, e eu disse:
"-Doutor, tem uma coisa que me incomoda, meu braço esquerdo, principalmente o punho e a mão formigam demais, ficam dormentes, principalmente quando estou dormindo, será que é porque eu estou gorda-baleia-saco de areia??"
dai ele pegou meu pulso, fez um exame clínico, apalpou...e disse:
"-Isso tá com cara de Síndrome do Túnel do Carpo!!! Vou te passar um exame e vamos tirar a dúvida!!"

passou um eletroneuromiografia, e não deu outra! STC na cabeça!
Coisa fofa, né??? #sóquenão!

Sinto muito meu dedão ficar dormente all time, sinto formigamento, e acordo a noite pq o braço está formigando.
Andei pesquisando na internet, e é meio triste...não é algo que vá me matar, a não ser que eu precise lançar uma granada sem o pino, com a mão zicada, mas me incomodei pq eu achava que era indestrutível, e vem uma doencinha do nado, com nome de super vilão pra me pegar! Tá louco, viu!

Quer entender o que é?
vem comigo:

1- O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?
Trata-se de um distúrbio que faz parte de um grupo de doenças denominadas Neuropatias Compressivas que se caracterizam pela compressão de um nervo periférico durante seu trajeto no membro. A Neuropatia compressiva mais comum é a Síndrome do Túnel do Carpo onde o nervo chamado Mediano é comprimido na região do punho chamada Carpo.

 2- O que a pessoa sente?
Em geral a doença se manifesta por dormências , principalmente no polegar , indicador e médio , mas que também podem ocorrer em outros pontos na mão. As dormências , denominadas parestesias, ocorrem principalmente após o paciente se deitar para dormir.
3- Pode ocorrer perda de movimento?
A Síndrome do Túnel de Carpo é um distúrbio basicamente sensitivo , ou seja , só a dormência predomina na maioria dos pacientes. Em casos muito tardios e graves pode ocorrer fraqueza por paralisia de um pequeno grupo de músculos na base do polegar chamados de eminência tenar, mas é uma situação rara
4- O que causa a doença?
Na maioria dos casos não é possível identificar uma causa específica e sim condições associadas como: posturas inadequadas e repetidas do punho no trabalho ou em casa , inflamação dos tendões da região , doenças sistêmicas com distúrbios tiroidianos, diabetes, sexo feminino , etc.
5- Qual exame devo fazer para saber se tenho a doença?
O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é eminentemente clínico , ou seja , baseado no histórico dos sintomas e no exame físico que o médico faz. Os exames complementares servem para confirmar o diagnóstico e descarta outras possibilidades. O principal exame na investigação é a Eletroneuromiografia , porém o Ultrassom e Ressonância podem ajudar.
6- Precisa operar?
Nem todo paciente com Sìndrome do Túnel do Carpo precisa ser operado. Geralmente, em casos iniciais e com poucos sintomas, o uso de talas , medicação e fisioterapia podem contribuir para a melhora do quadro. Porém , quando a sintomatologia é intensa e vem se prolongando por um período de meses , a cirurgia é indicada.
7- Como é a cirurgia? A recuperação é difícil?
Existem basicamente 2 técnicas: a técnica clássica ou aberta e a técnica endoscópica por vídeo. A técnica endoscópica exige uma maior curva de aprendizado pelo cirurgião e é recomendada que seja praticada apenas por Especialistas em Cirurgia da Mão. A técnica endoscópica permite uma melhor recuperação no curto prazo. A técnica clássica ou aberta também tem excelentes resultados e após alguns meses, os pacientes operados dessa maneira tem um resultado semelhante aos operados por vídeo. A técnica a ser usada deve ser individualizada para cada caso e o Cirurgião de Mão discutirá a melhor indicação para cada paciente
8- Existe o risco da doença voltar após a cirurgia?
Quando a cirurgia é bem indicada, o risco de recidiva é muito remoto. Acontece que existem outras condições que se manifestam com sintomas muito parecidos com os da Síndrome do Túnel do Carpo , como por exemplo a Hérnia de Disco Cervical. Se essas condições coexistirem e não forem bem avaliadas e tratadas , o paciente permanecerá com sintomas que se confundem com a dormência da Síndrome do Túnel do Carpo, contribuindo para o mito de que é uma doença que volta e não adianta operar.


2 comentários:

  1. Boa tarde; e ai como vai seu problema de STC? descobri essa belezinha em 1998, e desde então convivo com dormências quase constantes, sei que a coisa está critica quando acordo com uma dor terrível que não tem posição para colocar os braços... sim tenho nos dois, rs fui duplamente privilegiada; Lendo sobre a cirurgia que vc postou, varios médicos com quem consultei me disseram a mesma coisa: a cirurgia só faz o efeito esperado caso você tenha o repouso indicado e após, mude de profissão, pois se voltar a fazer o mesmo a chance de voltar é de 75%, então nunca quis operar, as únicas coisas que sei fazer são literalmente pintar e bordar, já pensou eu ter que parar? aiai; bjs ótimo domingo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Graças a Deus eu estou livre da STC.
      Eu acabei sentindo dores e dormencias em ambos os pulsos/mãos.
      Na mão esquerda senti muita dormência, formigamento e incomodo, porém na mão direita eu senti dor mesmo, muita dor, bem no fundo.
      Usei aquelas órteses, que deixaram meu punho praticamente imóvel por quase 1 mês inteiro, e precisei fazer uso de um anti inflamatório por 10 dias.
      Eu diminui o ritmo do trabalho e estou fazendo alongamento sempre que lembro... Mas já há uns 4 meses não sinto mais dor nem dormencia.
      Melhoras, querida! bjks

      Excluir