Não tem um ditado que diz "Filho criado-Trabalho dobrado" ??
Filho bebê é moleza, melzinho na chupeta, mamão com açúcar em frente ao que eles se tornam quando e enquanto vão crescendo!!!
Fui chamada na escola do meu filho mais velho.
reunião com a orientadora pedagógica e a professora.
"-Olha mãe, o Pê é muito estressado, muito nervosinho, não presta atenção na aula, não faz as lições, briga com os colegas, não me respeita... e blá blá blá"
"-Mãe, olha os cadernos dele: Tudo rabiscado, folhas dobradas, amassado, requenguelo parafuseta"(igual os cadernos da maioria dos moleques que eu lembro quando estudava!)
"-Mãe, olha o caderno de desenho dele; só desenho de gente morrendo ou sendo morta, desenho pintado de com força, desenho de armadilhas para ursos, tubarões degolando a galera, forca..."
Dai, eu encostada na parede, as duas (profissionais, suponho!) me pressionando, me fazendo acreditar que meu filho é um projeto de Unabomber.
Dai elas falam:
"Mãe, vc tem que procurar pra ontem um psiquiatra pro Pê! Ele é uma panela de pressão pronta pra explodir!"
Dai, eu sentada que estava, enfiei mais ainda minha bunda adiposa no assento e chorei.
Disse:
"-Este Pê que vocês me mostram eu não conheço! Meu filho é um psicopata, um ator??? eu sei que ele é tenso, nervosinho, mas daí ele ser um chiita ensandecido é um passo muito grande!"
E minha cabeça fermentando toda aquela ladainha "Onde foi que eu errei? ""Ele tem de tudo, pq tanta raiva?" "Que grande merda de mãe eu sou?"
Bateu um desespero ( eu acho que as duas riam por dentro, felizes de terem me colado em pânico!), uma tristeza, uma vontade de transformar o Pê no bebê que um dia ele foi...
Resumo da ópera:
Não me orientaram em bosta nenhuma, só apontaram o problema , jogaram a merda no ventilador e me disseram: "-Se vira maluca, tu não é quadrada!"
Só insistiram mais de 5 vezes pra eu encaminhar PRA ONTEM o Pê pra um psiquiatra.
Sabe, sou do tempo que psiquiatra só tratava doido matusquela, doido de pedra, que enchia o rabo do doidinho de remédio e trancava os bichinhos numa cela.
Meu filho precisava disso???
No mesmo dia, tive consulta por coincidência com a pediatra das crianças.
Consulta de rotina.
Ela é esposa do meu obstetra, portanto, ela acompanha meus meninutudo desde eles dentro da minha pança.
Conversamos um bocado, expliquei tudo a ela, que por sua vez me orientou a procurar com um urgência SIM, um psiquiatra...Pra mim e pro Lu!
A grande causa do problema somos eu e o Lu, nós dois não sabemos como conduzir o crescimento dele.
Não enxergamos nele um menino de 8 anos, como ele é...vemos um projeto de adulto!
Nós cobramos demais, damos responsabilidades demais pra ele, apertamos demais, coagimos demais, e pra completar, pegamos muito pesado com ele (tolerância zero) e aliviamos a barra dos outros dois irmãos, pq eles são "menores".
Estavamos sendo injustos, maus e incoerentes, estavamos minando a saúde psicológica do nosso filho, derrubando inclusive sua auto estima.
A princípio ele e nós (principalmente) ficaremos em observação, se nós mudarmos nossas atitudes é previsível que a médio prazo a raiva dele diminua e ele se sinta mais confiante, melhor, mais em paz.
Estamos tentando, corrigindo diariamente, na base do AA "Só mais um dia!"
Depois de uns dias, fui chamada novamente na escola.
"-Mãe, olha este desenho que o Pê fez no caderno!!! é o tridente do diabo...o menino é satanista!!!"
Cheguei em casa, sentei novamente com o Pê, conversamos, dei um as folhas pra ele desenhar, e por acaso ele fez o mesmo desenho do tal "tridente", e eu, mostrando pouco interesse, perguntei o que era aquilo, e ele disse:
"- Mãe, é uma pista de skate, com um menino de boné nela!"
que mané porra de tridente do diabo nada...só se fosse pra enfiar nos olhos delas, maledetas que enxergam o capeta onde olham...vacas!
E isso foi a azeitona da empada pra trocar o pê de escola.
Tenho a sensação de que se ele espirrar, e o catarro sair verde, vai ser culpa do capeta!
Acho que ele já foi carimbado com um "garoto problema/família relapsa" na testa, e nada que ele faça, vai alterar esta imagem que eles tem dele.
E acho que meu filho merece uma segunda chance, ir pra uma escola nova, onde ele não seja taxado, onde ninguém o conheça, onde ele pode se sentir sem tanta pressão...
E ainda tenho que lidar com a minha própria frustração por meu filho não ser perfeito do jeito que eu idealizava quando via os comercias de margarina.
É negada, filho criado, trabalho dobrado...e olha que o pesado ainda nem começou!
Acho coerente o que vc vai fazer de mudar de escola. Talvez, a escola não esteja tão preparada para receber seu filho. Quando a minha mais velha tinhas uns 7 ou 8 não lembro bem, ela dizia que não queria ir pra escola, que era uma escola chata e blá, blá, blá e eu imaginei que o problema era ela aí um belo dia a professora disse para mim na frente dela: "sua filha não quer fazer as tarefas, é uma preguiçosa" Foi a gota dágua pra eu mudá-la de escola. Pronto...não tive mais problemas. Hoje ela é uma ótima aluna, não nos dá problemas e não recebemos críticas destrutivas de professores mal preparados.
ResponderExcluir