quinta-feira, 19 de abril de 2012

Domésticas

Desde criança vejo a relação de amor & ódio que minha mãe travava com as moças que trabalhavam lá em casa!
Umas foram especiais demais e moram no meu coração até hoje... a começar pela Marina que foi minha babá e até hoje está com a minha mãe, mas teve também a Ambrosina, a Ana Célia e a Lindete!
Outras foram o cão..
Uma roubou a maioria das minhas roupas, foi preciso minha mãe ir com ela e abrir a mala na frente dos pais dela pra provar o roubo...vergonha records!
 Uma tal de Solange (não esqueço o nome da praga!) cabelo sarará loiro, a cachorra me batia...e se eu contasse pra minha mãe, além da mamãe não acreditar, em seguida eu apanhava mais!
Pois bem, eu cresci e sobrevivi.
Vou ser bem honesta, durante muitos anos da minha vida de casada, o máximo que tive foi uma faxineira 1 x a cada 15 dias, pq ainda hoje não gosto de gente mexendo nas minhas coisas, dentro da minha casa.

Quando engravidei da Clara dai não teve jeito, pressão super baixam, com placenta prévia...
 Arrumamos uma moça suuuuuuuuuuper bacana, honesta, prestativa e que fazia o serviço bem feitinho.
02 anos depois ela arranjou emprego numa empresa (com benefícios), engravidou e  babou.

Arranjei uma baiana, recém chegada dos cafundós da Bahia onde trabalhava na roça e ganhava R$50,00 por mês (isso mesmo cinquentinha POR MÊS)  e veio trabalhar pra mim ganhando R$130,00 por semana e achou que tava rica e decidiu que lavar banheiros não combinava com sua nova condição social!

Arranjei uma vaca (tenho ódio mortal-duplo-carpado dela, até hoje)  que limpava muito bem, mas me roubou um monte de coisa, desde salames, esmaltes, doces, roupas minhas e das crianças (ridículo né??) grana, roupa de cama até remédios.
Fiquei com trauma por causa da baleia-ladra, que fiquei quase 2 anos sem ninguém.
Dai que a que trabalhava comigo na época do nascimento da Clarinha voltou!
Fiquei feliz que nem pinto no lixo.
Moça gentil demais com meus filhos, de total confiança, ela já me conhecia meu jeitinho da casa,  bem limpa e organizada! Perfeito!
mas...
cuén, cuén, cuén....
Não rola!!!
Ela falta pra cacete, quando vem chega as 9h, desperdiça material que é uma loucura (semana passada usou 2 tubos de veja inteirinhos num dia), não limpa moldura dos quadros nem nada que tá na parede, não limpa em cima da geladeira e muito menos em baixo dos móveis, não limpa um espelho e um vidro com decência, e como diz uma conhecida minha é totalmente a favor da preservação das aranhas, não mexe numa teia, quanto mais tirar!
Eu estava levando, porque de verdade preciso de alguém pra me ajudar com a limpeza.

Hoje, ao reorganizar a disposição dos móveis, por causa do aniversário do Dani, achei tanta sujeira que vocês não imaginam.
Sujeira de 1/2 meses acumulada em baixo do meu aparador, dos sofás.
Fiquei puta da vida.
Me senti roubada, traída e ofendida.
A pessoa vem 1 vez por semana, pra dar AQUELA faxinada e não arrasta o móvel do lugar??
A minha casa é pequena, não tenho nem um quintal decente, ela não lava roupa, não passa e nem cozinha e ainda faz o serviço nas coxas???
Eu sou uma pessoa bacana, trato mega bem, pago em dia SEM FALTA, dou presentes, não fico no pé, sou gentil, as vezes eu levo ela em casa (mora lá onde o diabo perdeu a meia, pq a bota ele perdeu antes!) e ainda dou a grana do vale transporte, "esqueço" de descontar o empréstimo que ela me pediu, dou presente pros meninos dela e ela me ofende desse jeito?

Num momento de total insanidade (sim, pq ruim com ela, muito pior sem!)  eu a dispensei hoje.
Se é pra ficar sujo, pelo menos não gasto dinheiro nem fico nas mãos de quem não tá nem ai pra mim e minha casa!
E agora vou levar tudo enquanto puder!
Seja o que Deus quiser!

p.S.: Vocês já viram o filme  "Domésticas" de Fernando Meirelles?
Tem muito da  realidade e ainda por cima é divertidíssimo... a propósito, a foto que ilustra este texto, é uma cena do filme!

2 comentários:

  1. olha tem tem um filme que saiu final do ano passado
    ja tem dublado desde Fevereiro/2012
    chamado HISTORIAS CRUZADAS, retrata o fato das empregadas NEGRAS trabalharem para as brancas nos EUA perto dos anos 50/60
    filme muito bom, assiste, creio que voce vai gostar!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu mesmo pela dica!!! ;)

    ResponderExcluir