segunda-feira, 29 de julho de 2013

Como eu monto uma festinha em casa!

Sei o quanto é difícil fazer festinhas por conta própria.

As ideias somem da cabeça, tudo é mais elaborado do que nossa fofa coordenação motora suporta, os enfeites são carinhos e dá uma dó de jogar no lixo após a festa
 além do mais o tempo é curto, muita coisa é preciso que seja feito na véspera ou no próprio dia.... e por ai vai....

Então resolvi escrever o meu passo a passo de como monto uma festinha.
 Pode não ser uma festa no estilo da Andréa Guimarães (quem sabe, um dia chego lá!), mas foi o jeitinho que arranjei pra fazer as festinhas e me organizar!

Na seguinte ordem:

-DEFINO O TEMA - Previamente combinado com os meninutudo.... nunca quis fazer uma festa da Alice, minha filha insistiu, e não é que ficou linda???

-DEFINO AS CORES - Geralmente uso as cores mais marcantes do tema, por exemplo, festa do Buzz lightyear as cores mais marcantes são verde claro e lilás.

-DEFINO ROUPA - aquela que o aniversariante (e família) usará (fantasia ou roupa normal?).



-DEFINO CONVIDADOS, quantidade total e conto separadamente quantas crianças (e divido por sexo).

-PESQUISO  na internet (santo Google) ideias de festa no tema que escolhi, salvo, arquivo e uso como inspiração as imagens das ideias que me agradaram.

-DEFINO A DECORAÇÃO:

 -O que vai na parede (painel, ou parede lisa (ou com cortinha de tecido liso) com bandô?)



 -Arco de balões (sim ou não? que cores)?

 -Mesa
  Cobrir a mesa com toalha branca ou tecido colorido?

  Com o que decorar a mesa?
  (Por exemplo, na festa da Alice no pais das maravilhas, eu escolhi usar um jogo de chá em porcelana, fazendo alusão ao chá do chapeleiro maluco, usei flores pra dar um ar mais romântico, usei garrafinhas de vidro cheias de groselha com um adesivo dizendo ¨beba-me¨, usei pratos, torres e bandejas pra comportar os docinhos, usei um bolo fake (que ganhamos de presente de uma amiga querida)  e uma boneca da Alice em pelúcia).
Busco sempre utilizar a papelaria nas cores da festa.

Pesquiso BASTANTE na internet sobre ideias para decorar, tento usar o máximo
 de itens e objetos que já tenho em casa  (e que combinam com o tema)
para minimizar custos e estoque em casa.

Só compro coisas INDISPENSÁVEIS, e ou que possam ser usadas numa outra festa.
Por exemplo este tecido de pirata com certeza vou usar na nossa baladinha
 de halloween em outubro.

 -Haverá alguma decoração pendendo do teto, ou em outras paredes que não seja a da mesa do bolo? (tipo bexigas com gás hélio, ou quadrinhos alusivos ao tema da festa, trança da Rapunzel caindo do teto, pompons de papel crepom... )


 -Só compro pronto (no caso, as espadas dos piratas, na última festa) quando as peças compradas saem muito mais baratas do que se eu mesmo fizesse.

  -Levo em consideração também a complexidade em fazer as peças.... tem coisas que É preciso comprar.

 -Papelaria (toppers, bandô, tags) eu NUNCA compro, acho que é desperdício de dinheiro...
   Vai tudo pro lixo no final!

-Uso e abuso das compras pela internet, as vezes são mais baratas (mesmo pagando frete)  e temos mais facilidades em encontrar coisas.


Convidamos a Prô do meu filho para a festinha, porém ela iria viajar, e nos
deu um presente antecipadamente...
Um livro sobre piratas, que nas últimas páginas vinha uns encartes
 para montar um navio pirata!!!
Foi um presente e tanto, já que minhas qualidades bolísticas são péssimas,
 e estava queimando a cachola pra fazer um bolo legal...
 No fim, fiz um bolo redondo normal, cobri com glacê real azul pra dar ideia de mar,
e colocamos o navio montado em cima do bolo,
com um lego do Jack Sparrow comandando o navio!

-DEFINO LEMBRANCINHAS.

 -Separo lembrancinha para adultos e para crianças.

 -Nos meus 10 anos de festinha infantil, e há 6 fazendo pelo menos 2 festas por ano, cheguei a conclusão de que quem gosta de lembrancinha mega elaborada são os adultos, criança gosta mesmo é do bom e velho saquinho de celofane cheeeio de balas e guloseimas.

 -Quando quero dar algo um pouquinho mais elaborado, eu SEMPRE procuro algo relacionado com o tema da festa, por exemplo, na festinha da turma da Mônica, eu dei para cada criança um guarda-chuvas igual ao do cascão...
 ou na festa do Pirata que dei uma bandana, um tapa olho e uma espada e neste caso, dei o brinde na hora que a criança chegou na festa, pra ela poder brincar.

-DEFINO AS ATIVIDADES RECREATIVAS.
 -É o ó do borogodó aquele avô ou avó que fica sentadão na sala, vendo novela ou algum documentário que só ele curte, sem interagir com quase ninguém, atrapalhando as crianças que querem correr, ouvir música....

Como na minha família não há chance de LIMAR esse tipo de convidados, decidimos após várias tentativas frustradas deixar os mais quietos vendo tv, e colocamos numa outra área da casa mesas, cadeiras e agora um jogo de luz com estrobo pras crianças baguçarem, correrem e dançarem a vontade.

 -Na última festa direcionamos um pouco o tempo da molecada.
Aplicamos alguns jogos:
-Argola na garrafa;
-Andar na prancha (estiquei uma lona azul no chão, coloquei algumas barbatanas de tubarões presas na lona, e colocamos uma prancha de um lado pro outro, pra molecada atravessar... como era baixinha, aumentamos o grau de dificuldade vendando os moleques);
-Caça ao tesouro (marido montou um mapa, e fomos com a molecada pra pracinha na frente de casa, achar um tesouro escondido, uma caixa cheinha de bombons).
-O velho e bom Bexigão (com direito a confetes, balas e maisena).

Assim houve menos estresse e eles se divertiram mais!
baladinha com luzes e estrobo

-DEFINO PAPELARIA
  -Eu mesmo, com meu curso de designer gráfica feito por correspondência no TIEC - Tabajara Instituto de Ensino Corporation, focado em uso de Power Point e Paint, faço as artes, e defino o que quero usar.

Faço toppers pra colocar nos cupcakes, bandeirolas do bandô, tag das lembrancinhas....
Usei esta tag no saquinho onde estavam embalados a bandana e o tapa olhos.
Entregavamos junto com uma espada para cada criança que chegava!

Toppers para cupcakes - criar (ou copiar) imprimir, recortar e enfeitar!

Etiqueta que usei numa sacola de celofane dourado,
com as balas e brinquedinhos, lembrancinha do final.

Adesivo que usei nas garrafas de vidro que continham
 groselha, pra molecada beber e fingir ser pirata!


-DEFINO CARDÁPIO DE COMIDAS
 -Quantidade é difícil medir... pelo menos pra mim!
 Então sou adepta da filosofia do ¨É melhor sobrar do que faltar¨

 -Tento fazer de acordo com o tema, por exemplo, na festa da Branca de Neve, fiz Maçãs do Amor.

 -Nas festas que fazemos pro meu primogênito, que é no início de Julho, virou tradição fazer comidas de festa junina, fazemos canjica, curau, arroz doce, caldinho de feijão, milho cozido, batata doce e pinhão assados na brasa...

-Existe, comidas que não podem deixar de ter..
 Uma pela praticidade e outra pelo sucesso que fazem...
Minha sogra tem uma receita MA-RA-VI-LHO-SA  de carne louca que não pode faltar nas festas, e eu faço um arroz de forno de frango que faz sucesso!!!

-DEFINO CARDÁPIO DE DOCES
 -Defino o bolo, inclusive a cobertura.

 -Defino quais docinhos e quantos.

Pra uma festa de mais ou menos 40 pessoas entre adultos e crianças, estou fazendo em médio 250  a 300 brigadeiros, 70/80 copinhos de brigadeiros de colher, 40 copinhos de mousse de maracujá, 40 copinhos de mousse de limão, 80 beijinhos, 40 copinhos de brigadeiro branco com cerejas, 20 cupcakes, e 4 potes em acrílicos com guloseimas de goma/gelatina.

 SEMPRE sobra, e eu faço um esforço DESCOMUNAL para comer tudo depois...kkkkkkkkkkkkkk



A propósito, eu não sirvo TODOS os doces de uma vez só.
 Eu cubro a mesa, e conforme a festa vai rolando, eu vou repondo.

Isso é basicamente um roteiro que faço antes de qualquer preparativo de festinha.

Depois, antes da festa, eu listo TUDO  o que preciso comprar, listo tudo mesmo, coloco no papel todos os itens que vou usar (inclusive para docinhos e comida) e que preciso providenciar:
.... tnt, bexigas, copinhos de acrílico, descartáveis, guardanapos, frango, açúcar, leite condensado....

Eis uma listinha básica:



Depois, mais uma lista:

A lista de AFAZERES.
Coloco numa lista minuciosa, tudo, exatamente TUDO o que preciso fazer para que a festa dê certo.

Listo os afazeres, tipo : -Lavar banheiro; -Imprimir tags; -Encher bexigão, -Ir as compras; -Embalar lembrancinhas; Assar bolo; -Rechear e cobrir cupcakes ......
e vou colocando por ordem cronológica, ou seja organizo a lista pra fazer primeiro as coisas que posso fazer com antecedência, e deixando pra véspera ou pro dia, só o que preciso MESMO fazer nesses dias.

(deixo pra lavar o banheiro bem de manhãzinha no dia da festa, assim garanto que o lavabo vai estar limpinho e cheiroso para os convidados).

É puxado, dá uma trabalheira, mas é bem recompensador e no fim, bem divertido!!!
Vale a pena!

Quer mais umas dicas, algumas ideias a mais, ficou com alguma dúvida? me escreve: ivebklein@gmail.com







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